Ingui Angui Oficial Blog

sábado, 11 de julho de 2009

"Parkour é arte, cair faz parte."





Parkour, ou Le Parkour é uma disciplina física de origem francesa, em que o participante, chamado de "traceur" no masculino, ou "traceuse" no feminino, sobrepõe obstáculos de modo mais rápido e direto possível, utilizando-se de diversas técnicas como saltos, rolamentos e escaladas.

O Parkour moderno surgiu quando David Belle e os irmãos Yahn, Frederic Hnautra e David Malgogne se encontraram nas ruas de Lisses, em Paris. Perceberam que tinham muito em comum, tanto no prazer pela busca da forma física plena como no desejo de vencer desafios. A inspiração para criar o nome veio da expressão "Parcours Du Combattant". Foi uma referência ao percurso de obstáculos desenvolvido por Georges Hébert (1875-1957), pioneiro na prática de educação física na França como parte de seu "Méthode Naturelle" ou Método Natural de Educação Física, concebido no início dos anos 20 e que foi utilizado por soldados franceses na Guerra do Vietnã para realizar resgates.

Basicamente, o Parkour é a arte do movimento ou a arte de ser útil com o movimento. Por meio de movimentos eficientes seus praticantes podem ir de um lugar a outro utilizando somente os recursos que seu corpo pode oferecer.

Atualmente, o Parkour AINDA é visto por muitos como vandalismo; o que é um grande erro, já que os praticantes não quebram nem violam nada público (coisa de gente velha!) ¬¬'

Filmes como B-13 (com o próprio David Belle), 007 - Quantum of Solace, Duro de Matar 4.0 e mais uma infinidade, mostram cenas de ação com a prática do Parkour.
A rainha do Pop, Madonna, também caiu nas graças do esporte em seu clipe JUMP;
E recentemente foi lançado o jogo "Mirrors Edge" que se passa sobre arranha-céus, onde o jogador corre por um percurso repleto de obstáculos e deve ultrapassá-los por meio de movimentos do Parkour.
Vale a pena conferir! :)

Segue abaixo, uma entrevista com David Belle feita no Primeiro Encontro Mundial de Parkour que aconteceu em Berlin em 2006


BeiijoO povo ;*

2 comentários:

  1. Bacana, agora vamo pra pratica? huauhahuhuauha

    ResponderExcluir
  2. o/ vamo láh trax pula do alto da escola denovo *-*?

    kposkoskposskpo

    execente matéria :D

    abraços

    §New Action§

    ResponderExcluir